O Hospital

Associação Hospitalar São Franciso de Canindé

Desde 1967

           Em 1965, Canindé contava apenas com um médico chamado Dr. Arames Paiva que atendia a população canindeense. Um certo dia o pároco da cidade, Frei Olivério Lima, caminhava em direção a Basílica, igreja matriz da cidade de Canindé quando tomou conhecimento que uma mulher e seu filho haviam morrido devido a falta de atendimento médico adequado durante o trabalho de parto.
           O pároco comovido com aquela situação, resolveu criar uma casa de parto para que as mães pudessem dar á luz a seus filhos com dignidade. Porém no ano seguinte a LBA (Legião Brasileira de Assistência) solicitou a desocupação do prédio em que estava sendo usado para abrigar as parturientes. A partir deste fato, em 1967, o Frei Lucas Dolle juntamente com o então prefeito de Canindé, Weber Magalhães Monteiro, fundaram um pequeno hospital para atender aos poucos os moradores da cidade daquela época. A partir daí, surgia a Associação hospitalar São Francisco, que neste momento adquiriu personalidade jurídica.
           A instituição Hospitalar nasceu da necessidade em prestar atendimento médico a população mais carente e que por vezes ao ser acometida por uma patologia via-se obrigada a ir até a capital do Ceará a fim de buscar atendimento médico.
           Prestar serviços de assistência à saúde e permitir que o doente permaneça em seu município de origem, essa foi a relevância e significado da Associação Hospitalar São Francisco para a região.
           Este nosocômico dedicou-se desde a sua fundação ao atendimento da população mais pobre, também aos romeiros e trabalhadores rurais da região só sertão de Canindé. A instituição era e é mantida através de repasses feitos pelo Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde Estadual do Ceará, Secretaria Municipal de Canindé além de eventuais doações feitas por pessoas físicas e também por auxílios financeiros enviados por entidades nacionais e internacionais ligadas à Igreja Católica. E foi durante os anos 80 que a Associação Hospitalar São Francisco começou a passar por profundas transformações. Nesse período assume a administração do hospital a Irmã Blanda, freira da ordem franciscana, que com muito empenho e intermédio do frei Lucas Dolle e outros conseguiu a liberação de muitos recursos financeiros de instituições internacionais, o que proporcionou ao hospital um melhor desempenho dos serviços ofertados a população.
           Já a partir da década de 90 a organização realizou inúmeras melhorias em toda a sua estrutura física, inaugurou o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), começou também a gerenciar de forma mais adequada o serviço de urgência e emergência bem como instalou novos serviços. Essas melhorias proporcionaram aos pacientes um tratamento mais digno e bem próximo de suas residências, se fazendo desnecessária a ida destes pacientes à capital do Ceará para a realização de tratamento médico incluindo aqueles com estornos psiquiátricos.
           A Associação Hospitalar São Francisco de Canindé fica situada na rua Simão Barbosa, praça Frei Aurélio, 1397, Canindé - CE, o hospital é conhecido como Entidade de Unidade Pública pelo Decreto N° 86.072, publicado no Diário Oficial de União no dia 08/06/1982. Utilidade Pública Estadual pela Lei N° 12.554 de 27/12/1995 e Utilidade Pública Municipal pela Lei N°1.310/94 de 24/02/1994.
           A instituição recebeu o certificado de fins filantrópicos em 01/07/1970 sendo renovado a cada período pelo CEBAS (Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social).