Semana do Aleitamento Materno

Hospital Regional São Francisco de Canindé promove a Semana do Aleitamento Materno

        O Hospital Regional São Francisco de Canindé promove anualmente a Semana do Aleitamento Materno, essa semana é dirigida a todas as mães com o intuito de mostrar a importância da amamentação para o seu bebê, as palestra ministrada pela médica pediatra Zenilda Barros acontecem todos os dias porém ficam mais frequentes na Semana da Amamentação, as palestras acontecem para as mães falando dos nutrientes disponíveis no leite materno, e também, a importância da doação do leite e a insuficiencia na produção de leite materno.
        Essa insuficiencia na produção de leite materno se denomina hipogalactia, e ainda que ouçamos com frequência muitas mulheres dizerem que o seu aleitamento fracassou porque "não tinha leite suficiente" é uma alteração que acontece numa porcentagem muito baixa de mães.
        Hipogalactia define-se como a falta ou a baixa produção do leite materno, quando a mulher não consegue produzir leite suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais do seu bebê de maneira exclusiva, e é necessário complementar com a mamadeira ou com leite doado.
        Isso pode acontecer devido a uma grande quantidade de causas que podem produzir uma hipogalactia de maneira definitiva ou transitória.
        

Alguns motivos para a hipogalactia acontecer:
  • Baixo desenvolvimento da mama;
  • Cirurgia de redução de mama;
  • Problemas na tireóide;
  • Obesidade / diabetes;
  • Restos placentários;
  • O tipo de parto também influencia.

        Por conta disso as palestras acontecem para orientas as mães, e para reforçar sobre a doação de leite materno, a cada litro doado a mulher estará alimentando em média 5 bebês.
        Doe Amor, Doe leite.